Por que é importante dominar o Excel?

Há anos o Excel é uma das ferramentas mais importantes para o aumento do desempenho no trabalho e não é hoje que deixará de ser.

O Excel é uma das ferramentas mais versáteis que existem no mercado. Daí sua importância em dominarmos esta ferramenta.

Quando digo Dominar, falo com D maiúsculo.

Assim como o inglês é fundamental nos dias de hoje, o Excel também.

Todo profissional que deseja crescer precisa ter o domínio destas duas habilidades. Independente da sua atuação hoje, invista nestes dois para o seu futuro.

Como o papo aqui não é inglês (posso até fazer um post futuro sobre este tema…), continuarei no tema proposto.

No Excel você poderá:

  • Construir planilhas (óbvio… esta é a principal função do Excel);
  • Criar indicadores de desempenho;
  • Desenhar gráficos;
  • Automatizar rotinas;
  • Importar/exportar arquivos;
  • Criar relatórios;
  • Desenvolver sistemas simples e complexos;
  • Criar códigos de programação através do VBA – Visual Basic for Applications;
  • Integrar com outras ferramentas;
  • Estruturar dados;
  • e muitas outras coisas…
 

As possibilidades de uso desta ferramenta são infinitas.

Certo, já entendi que o Excel possui diversas funcionalidades, mas como isto poderá realmente ajudar no meu crescimento profissional?

Pense em qualquer problema que você está passando em sua atividade atualmente e pense como o Excel poderá te ajudar.

Te darei um exemplo de uma situação que aconteceu comigo quando era estagiário.

Por volta de 1999 entrei em um dos bancos mais tradicionais do mercado financeiro, o Bank Boston. Por algum motivo, após alguns meses de trabalho fui deslocado para atender o telefone de todo o departamento, virei um centralizador de ligações. Nada contra ser um atendente de telefone, mas eu não estava estudando para isto, estava no meu segundo ano da faculdade para me tornar Bacharel em Ciências da Computação.

Após um período nesta atividade, minha gerente viu que eu não vazia mais nada e pediu para executar outras coisas além daquilo, disse que era impossível e ela saiu de lá sem falar muito. Na certa ela ficou nervosa comigo, pensou que eu não queria crescer na vida.

Logo que entendi a situação, percebi que em palavras eu não conseguiria justificar as coisas, porém através dos números isto seria possível.

Abri meu Excel e com poucas linhas de código utilizando o VBA, criei uma planilha que a cada clique, um ou um conjunto de células fossem preenchidas de forma automática. Por que automático?

Lembra que eu disse que não tinha tempo para executar nenhuma atividade? Nem mesmo data, horário de início e fim das ligações. Não tinha tempo nem para respirar direito…

No primeiro clique seriam preenchidos, data e horário de início da ligação. No segundo clique, o horário de término da ligação.

Passei um ou dois dias atendendo ligações, anotando recado e é claro, clicando no botão que criei para preencher automaticamente todas as ligações recebidas com o horário de início e fim das ligações.

No terceiro dia, criei um indicador para provar que a minha teoria estava correta, ou seja, eu precisava provar por A + B que eu estava correto.

Através do indicador pude provar que era humanamente impossível realizar outra atividade se não apenas atender telefone porque entre uma ligação e outra eu ficava apenas alguns segundos ocioso. Apenas 25 segundos de ociosidade.

Só que não fiquei apenas nisto. Consegui mostrar as seguintes informações:

  1. Quantidade de ligações atendidas em um dia de trabalho;
  2. Menor tempo em uma ligação;
  3. Maior tempo em uma ligação;
  4. Duração média das ligações;
  5. Tempo de ociosidade médio entre uma ligação e outra;
  6. Menor tempo de ociosidade entre uma ligação e outra;
  7. Maior tempo de ociosidade entre uma ligação e outra.
 

Consegui gerar 7 indicadores utilizando apenas 3 informações: data, horário de início e fim da ligação. Incrível isto não?!

Após este longo período fazendo a atividade mais chata do departamento, um belo dia minha gerente ofereceu o convite para me transferir para a função mais nobre do departamento.

Não tenho dúvidas que isto só aconteceu porque consegui provar minha teoria, bati no peito e apresentei em números o que estava falando.

Certamente ela viu que eu possuía mais talentos do que aqueles que tinha mostrado até então. O Excel naquele momento fez isto por mim.

Será que uma situação assim não poderá fazer o mesmo por você?

Quais problemas você está enfrentando hoje?

Quais são os seus desafios?

Será que o Excel não pode facilitar e melhorar as coisas para você?

Bom, este foi um pequeno exemplo do que o Excel fez por mim, mas ao longo da minha carreira pude com o Excel resolver milhares de desafios.

Torço pelo seu desenvolvimento, e se eu puder dar um pitaco no seu desenvolvimento, invista no Excel, em no máximo 3 meses você tem condições de Dominar esta ferramenta e se destacar no mercado de trabalho.

Aqui no Mestre do Excel garantimos que em um mês você aprenderá tudo o que é necessário para sobreviver neste mercado competitivo.

Só Aprende Quem Pratica!

Sucesso Mestre.

Outros Posts

É Difícil Aprender Excel?

Aprender Excel pode parecer uma tarefa difícil, porém esta ferramenta não chegou ao topo sendo algo muito difícil de se aprender.